VISTO DE TRABALHO NA ESPANHA (CASOS GERAIS)
Está pensando em solicitar um visto de trabalho na Espanha? Já sabe qual é o ideal ao seu perfil? Existem inúmeros tipos de autorizações de trabalho no país, cujos requisitos variam dependendo da natureza da atividade laboral.
Jogadores de futebol, professores/cientistas, empreendedores, missionários religiosos...cada objetivo justifica uma abordagem distinta na solicitação de visto, o que exige expertise e acompanhamento profissional para evitar denegações por falhas na documentação, perda de tempo e de dinheiro.
De maneira bastante resumida, e desconsiderando as especificidades acima, podemos aclarar que a legislação migratória espanhola prevê 3 grandes blocos de visto de trabalho:
-
Visto laboral regular (empregado que recebeu uma oferta de trabalho na Espanha);
-
Visto para profissionais altamente qualificados (sobre o qual trataremos com detalhes em nosso blog);
-
Visto de investidor e empreendedor (cujos requisitos são explicados nesse link).
Vamos abordar sucintamente o primeiro dos casos, que serve de base para os demais.
COMO FUNCIONA O VISTO DE TRABALHO NA ESPANHA?
O processo é composto por duas fases, e se inicia com a solicitação de Autorización Inicial de Residencia Temporal y Trabajo por Cuenta Ajena (para contratação como empregado, e com contrato de trabalho regular).
Esse procedimento deve ser tramitado pelo empregador, ANTES que o trabalhador esteja em território espanhol.
Assim, inicialmente deverá ser apresentada uma solicitação de autorização laboral diretamente pela empresa ou assessoria contratada (a quem tenha sido outorgado poder para representação) junto à Delegação ou Subdelegação de Governo da Espanha.
Uma vez deferido o pedido, o trabalhador deve se dirigir ao consulado espanhol em sua região (2ª etapa) para formalizar a concessão do visto que lhe permitirá entrar em território espanhol.
QUAL A VALIDADE DO VISTO DE TRABALHO NA ESPANHA?
A validade inicial do visto é de 90 dias, mas não se preocupe porque esse é o prazo para que o trabalhador chegue à Espanha.
Uma vez em solo espanhol, o estrangeiro terá um máximo de 3 meses para dar alta na Seguridade Social e de 1 mês para comparecer à Comisaria de Policia a fim de solicitar sua Tarjeta de Identidad de Extranjero (TIE).
A TIE terá validade de 1 ano, cabendo sucessivas prorrogações de acordo com o tempo do contrato de trabalho (que, segundo a lei, deve ter mais de 90 dias e menos de 5 anos).
ESSE VISTO ESPANHA SE APLICA A QUALQUER PROFISSÃO?
O trâmite do visto de trabalho na Espanha é dos mais burocráticos da legislação migratória, tanto por ser composto de duas etapas (em dois países), como também porque não são todos os postos laborais que credenciam o estrangeiro à concessão do visado.
Para ser deferida a entrada, a vaga deve figurar na lista de escassez do Ministério do Trabalho. O Catálogo de Ocupações de Difícil Cobertura você confere nesse link!
É preciso destacar que o tempo dessa residência é computado para efeitos de obtenção de nacionalidade espanhola.
QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VISTO DE TRABALHO?
1ª FASE (PELO EMPREGADOR, NA ESPANHA)
Para o sucesso desse plano laboral (em 1º fase), os principais documentos exigidos são:
-
preenchimento e assinatura do formulário EX-03;
-
cópia do passaporte do trabalhador;
-
acreditação de que o estrangeiro cumpre a qualificação exigida para o exercício do cargo a ser contratado;
-
certidão negativa de antecedentes penais nos dois países;
-
prévio contrato de trabalho (assinado por empregador espanhol antes que o estrangeiro esteja na Espanha);
-
comprovação, por parte do empregador, de estar inscrito na Seguridade Social e em dia com suas obrigações sociais e tributárias;
-
confirmação de que o cargo está incluído na lista de ocupações críticas, conforme mencionado acima.
2ª FASE (PELO TRABALHADOR, NO CONSULADO DO PAÍS DE RESIDÊNCIA)
Deferida a autorização, cabe ao estrangeiro apresentar a solicitação de visto de trabalho no consulado do país de origem, local em que serão requeridos os seguintes documentos (de forma resumida):
-
passaporte (em vigor, com validade mínima de 4 meses e com pelo menos 2 páginas em branco);
-
1 fotografia, nos termos determinados pela Organización de Aviación Civil Internacional (OACI) e com menos de 6 meses *;
-
impresso da solicitação de visto (preenchido e assinado);
-
comprovante de pagamento da taxa consular;
-
autorização de residência e trabalho expedida na Espanha;
-
contrato de trabalho (o mesmo apresentado na Espanha);
-
certificado negativo de antecedentes penais, emitido no país ou nos países em que o estrangeiro tenha residido nos últimos 5 anos;
-
certificado médico que comprove que o imigrante não possui enfermidade que coloque em risco o Estado espanhol, nos termos do Reglamento Sanitario Internacional de 2005.
* Close da cabeça e ombros, tirada de frente, com os olhos abertos, sobre fundo liso e claro, sem ofuscamento, ou óculos escuros, chapéus ou roupas que escondam o rosto, que devem ser visíveis desde a linha do cabelo até o queixo, tiradas em até 6 meses antes do pedido de visto.
COMO COMEÇAR O TRÂMITE DESSE VISTO ESPANHA?
A necessidade de preenchimento de diversos formulários, pagamento de taxas, legalização de documentos/tradução juramentada e interlocução constante em território espanhol (inclusive com o próprio empregador) são questões que fazem de uma assessoria especializada fator chave para o sucesso do projeto de trabalho na Espanha.
¡A Viva Espanha! atua em todas as etapas do seu processo de contratação, não somente representando o trabalhador em todos passos possíveis, mas, antes disso:
-
analisando a viabilidade do visto segundo cada caso particular;
-
dirigindo a composição das documentações;
-
preenchendo formulários;
-
agendando a apresentação do expediente no consulado;
-
intermediando a comunicação com o contratante na Espanha;
-
consultando semanalmente o status do expediente junto aos órgãos de governo;
-
entre muitas outras ações fundamentais para deixar o fardo da papelada bem distante de suas preocupações.
A Espanha tem batido recordes de emprego, com grande escassez em postos operacionais, como de montadores, cozinheiros, mecânicos, operadores de grua e muitos outros.
Concentre-se em concretizar seus sonhos, deixe a burocracia com a gente!