ESTUDAR NA ESPANHA
Sonha em estudar na Europa? Fazer faculdade na Alemanha, Itália, Portugal? Que tal a Espanha? Você sabia que pode inclusive utilizar a formação acadêmica obtida em seu país para exercer sua profissão na Espanha (mediante homologação)?
POR QUE ESTUDAR NA ESPANHA?
Além da flexibilidade de poder validar seus estudos para continuar sua formação na Espanha (ou até mesmo atuar em sua profissão em solo espanhol), há outras questões a serem ponderadas quando o assunto é estudar na Europa.
De acordo com reportagem recente da Forbes, a Espanha é o 2º melhor país do mundo para se viver (o ranking divulgado analisa variáveis como custo de vida, segurança, bens culturais, acesso à internet, paz social etc.).
Aliás, por falar em custo de vida, nisso a Espanha é imbatível na União Europeia: em 2023, um levantamento divulgado pela rede de TV norte-americana CNBC (realizado pela SmartAsset) revelou que a Espanha é também o 2º país com menor custo de vida da Europa.
UNIVERSIDADE: QUANTO CUSTA ESTUDAR NA ESPANHA?
A Espanha está entre os países da UE que mais investem em educação superior, de maneira que quase a maioria dos alunos de graduação, mestrado e doutorado estudam em universidades públicas (existem no país 83 universidades; destas, 50 são públicas).
Em que pese o fato de que ser pública não significa ser gratuita, o governo espanhol subsidia o custo por aluno no ensino superior, de maneira que o preço do ano acadêmico na Espanha é muito inferior aos pares da União Europeia.
A anualidade de uma graduação na Suécia, por exemplo, chega a mais de 200% do valor espanhol (em caso estudantes de fora da UE).
Outra questão é que os estrangeiros podem, a depender de desempenho acadêmico e condições financeiras, obter uma bolsa de estudo na Espanha (para graduação, master ou doutorado).
Nas próximas linhas, vamos focar nos cursos profissionalizantes, tendo em vista já termos abordado um pouco sobre ingresso na universidade em nossa página Assessoria Universitária.
PRECISA SE PROFISSIONALIZAR RAPIDAMENTE PARA TRABALHAR NA ESPANHA?
Seu interesse é trabalhar na Europa? Aos que não dispõem de economias para fazer faculdade na Europa, uma saída para conciliar estudos rápidos e imigração (inserção no mercado de trabalho) é a Formação Profissional espanhola.
A FP é um programa de ensino profissionalizante aberto também aos estrangeiros, de alta qualidade e com inserção laboral acima de 80%.
Essa formação profissional é ministrada por centros públicos e privados. Enquanto estes últimos, em geral, disponibilizam determinada quantidade de bolsas aos seus estudantes, a FP é inteiramente gratuita nos centros públicos de quase todas as regiões da Espanha (a exceção de Madrid e Cataluña).
A vantagem da FP em relação à universidade é sua duração de apenas 2 anos (e não 4 ou 5 anos, como na faculdade). Outra vantagem é que você já sai com uma profissão de nível técnico (e há atualmente uma enorme escassez de funcionários operacionais na Espanha).
QUAL É A RELAÇÃO ENTRE FP E VISTO DE TRBALHO NA ESPANHA?
Como dissemos, existem diversas ocupações técnicas na Espanha com carência de profissionais. Cozinheiros, mecânicos, eletricistas, operadores de grua são apenas alguns dos profissionais requisitados em todas as partes do país.
Vir com visto de estudante e matricular-se em uma FP é uma estratégia bastante interessante, a depender do perfil de imigrante. Isso porque após apenas 2 anos, você estará oficialmente apto para exercer sua nova profissão na Espanha.
Com isso, pode obter o visto de trabalho e residência, que é computado para aquisição da cidadania espanhola. Ou seja, é um efeito dominó que começa com a FP.
QUEM ESTÁ IRREGULAR NA ESPANHA PODE SE MATRICULAR EM FP?
Aqui reside a grande notícia desse tema! Em julho/2023, o governo aprovou o Real Decreto 659/2023, que, de forma inovadora, determina a concessão de um visto especial de residência a todos os estrangeiros irregulares* que estejam na iminência de cursar uma das ofertas de Formação Profissional disponíveis pelo sistema de ensino nacional.
Trata-se da residencia temporal de un año por arraigo de la formación, prevista no artigo 39 da citada norma, e que estará sujeita à aprovação na formação correspondente e à apresentação de contrato de trabalho ao órgão competente, nas condições previstas na regulamentação de imigração.
* O termo “estar ilegal na Espanha” é juridicamente equivocado, uma vez que a expiração do visto sem renovação configura infração de âmbito administativo, sujeito à deportação, e não à prisão.
ESTUDAR NA ESPANHA PARA TRABALHAR: QUAIS SÃO OS TIPOS DE FP?
As 3 modalides de Formação Profissional na Espanha são:
-
FP básica: ciclos de formação para pessoas que não concluíram a ESO (Ensino Fundamental). Faz parte do ensino obrigatório e gratuito.
-
FP de grado médio: são títulos técnicos exigidos para o exercício de funções profissionais que são adquiridas após formação teórico-prática.
-
FP de grado superior: equivalente a Técnico Superior, são títulos de nível superior que são alcançados através de formação teórico-prática.
QUAIS CURSOS DE FP SE PODE FAZER AO ESTUDAR NA ESPANHA?
A relação de programas oferecidos é imensa, e varia de acordo com a comunidade autônoma. Dessa maneira, elencamos abaixo apenas algumas opções, a efeito de exemplo:
-
Técnico de obras (construção civil);
-
Técnico em instalações elétricas;
-
Técnico em mecânica e soldadura;
-
Técnico em gastronomia e cozinha;
-
Técnico em DJ;
-
Técnico em instalações frigoríficas;
-
Técnico em carpintaria e montagem de móveis;
-
Técnico em gestão florestal;
-
Técnico em administração e finanças;
-
Técnico em marketing;
-
Entre muitos outros.
As linhas acima são apenas explicações básicas sobre o quanto a rota estudantil pode ser um atalho inteligente para construir sua vida na Europa, pavimentando uma futura nacionalização em paralelo à formação/convalidação profissional no próprio solo espanhol.
Caso esse seja seu sonho, a ¡Viva España! cuida de todas as etapas dos trâmites administrativos para que você possa estudar na Espanha. Aguns de nossos serviços:
-
Análise personalizada para definir a estratégia ideal de imigração para Espanha através dos estudos.
-
Assessoria completa para inserção educacional em FP ou universidade na Espanha.
-
Composição documental e montagem do expediente.
-
Interlocução junto ao centro docente de interesse.
-
Orientação sobre o processo de admissão.
-
Intervenção completa no trâmite do visto.
-
Assessoria administrativa para solicitação de bolsas de estudo.
-
Homologação de diplomas de ensino fundamental/médio/superior obtidos no país de origem; convalidação de diplomas universitários.
-
Tradução juramentada por tradutor público credenciado pelo Ministério de Asuntos Exteriores da Espanha (alguns procedimentos administrativos não aceitam tradução efetuada por tradutor juramentado residente no país de origem).
-
Entre outros serviços correlacionados.