BOLSA DE ESTUDOS NA ESPANHA
Você está em vias de começar a universidade e vem pesquisando sobre Prouni, FIES e outros tipos de “bolsa universidade”, como as listadas em sites como Educa Mais Brasil? Que tal ampliar um pouco seus planos e considerar uma bolsa de estudo na Europa?
A Espanha oferece inúmeras bolsas de estudo aos seus alunos e, nos termos da lei de imigração do país, os estrangeiros também têm os mesmos direitos de acesso à educação, inclusive, aos descontos e bolsas ofertadas aos nacionais.
COMO FUNCIONA A UNIVERSIDADE NA ESPANHA?
A Espanha está entre os países da UE que mais investem em educação superior, de maneira que quase a totalidade dos alunos universitários estudam em universidades públicas (existem no país 83 universidades; destas, 50 são públicas).
Em que pese o fato de que ser pública não significa ser gratuita, o governo espanhol subsidia o custo por aluno no ensino superior, de modo que o preço do ano acadêmico na Espanha é muito inferior ao de seus pares da União Europeia.
A anualidade de uma graduação na Suécia, por exemplo, chega a 15 vezes o valor de um mesmo curso na Espanha (aos estudantes não comunitários).
Outra questão é que os estrangeiros podem, a depender de desempenho acadêmico e condições financeiras, obter uma bolsa de estudo na Espanha (para graduação, master ou doutorado).
QUEM OFERECE “BOLSA UNIVERSIDADE” NA ESPANHA?
O curso universitário na Europa, assim como nos Estados Unidos, é pago por ano. E assim como no Prouni e FIES, o próprio Ministério de Educação da Espanha tem um programa de bolsa universidade ao seu alunado.
Também da mesma maneira que o Prouni, essa bolsa pode ser parcial ou integral (com respeito ao valor da anualidade do curso).
O mesmo Ministério também disponibiliza bolsas de estudo para subsidiar alojamento, alimentação e até direciona valores para custear livros ou despesas básicas.
Mas não é somente o governo estatal (federal) que dirige programas de bolsas de estudo.
Instituições financeiras (como bancos), comunidades autônomas (similar aos “estados”, em alguns países) e até as próprias universidades (como ocorre nas ofertas do Educa Mais Brasil) fazem também convocatórias anuais para bolsa universidade.
Há ainda alguns modelos privados de financiamento (com taxas similares às do FIES); entretanto, dada a grande oferta de bolsas, essa opção deve ser a última a ser considerada (inclusive porque requer comprovação de solidez financeira em solo espanhol).
Vale lembrar, por fim, que a condição para receber bolsa de estudo na Espanha é ostentar a condição de residente (na hipótese de não comunitário). Os comunitários podem obter bolsas sempre que estes ou seus familiares se encontrem trabalhando na Espanha.
Quer ir além de questões como Prouni, FIES e Educa Mais Brasil, descobrindo mais sobre as oportunidades de bolsa de estudo na Europa?
A ¡Viva España! oferece assessoria integral para admissão em universidade espanhola, assim como orientação completa para bolsa universidade!
Agende já sua consulta e receba orientação personalizada de um de nossos especialistas!