VALIDAR DIPLOMA NA ESPANHA
Vamos falar sobre validação de diploma na Espanha? Se você planeja estudar na Europa e almeja a uma das prestigiadas instituições espanholas, o primeiro passo é reconhecer seus estudos prévios no país.
POR QUE VALIDAR DIPLOMA NA ESPANHA?
A convalidação ou homologação de título estrangeiro (ou seja, a ratificação do seu diploma ou estudos em andamento em território espanhol) é essencial para dar continuidade à sua formação estudantil ou ingressar em cursos universitários.
Esse reconhecimento é chave também para quem planeja apenas trabalhar. Com ele, chancela-se a qualificação estudantil para facilitar a colocação profissional, ou mesmo permite a habilitação em solo espanhol para exercer a formação técnica já obtida no país de origem.
Os estudos que se podem homologar são apenas os estudos oficiais de um sistema educativo (como ensino fundamental, médio ou universitário). Devem ter sido superados completamente e ser equivalentes aos estudos ou títulos espanhóis.
HOMOLOGAR OU CONVALIDAR DIPLOMA: QUAL A DIFERENÇA?
As regras e procedimentos sobre esse tema são determinados por um decreto de 1988 (estudos não universitários), outro de 2022 (formações de nível superior), além de diversas normativas complementares.
Com isso, são previstos 3 processos diferentes de validação diploma Espanha, a depender da situação estudantil:
1. Equivalencia (de curso de nível superior): reconhecimento mais simples (e, por isso, menos utilizado), confere validade a um curso de nível superior realizado fora da Espanha apenas para fins acadêmicos.
2. Homologación: refere-se ao reconhecimento total de um título educativo estrangeiro (diploma ou certificado). Ou seja, esse procedimento consiste na validação de ensino fundamental, médio ou superior para fins acadêmicos ou profissionais.
Exemplo de propósito de homologação de ensino médio: compor a nota da selectividad (vestibular).
Exemplo de utilidade de homologação de ensino superior: permitir o exercício de profissões reguladas (como médico, veterinário, advogado, engenheiro etc.).
3. Convalidación: de forma geral, trata-se da declaração de equivalência de estudos estrangeiros em andamento para continuá-los em um centro docente ou universidade espanhola.
Os documentos a serem apresentados variam de acordo com o curso e tipo de validação de diploma na Espanha, mas de forma geral, passaporte, diploma e histórico escolar são os expedientes mais importantes.
O prazo de resolução desses expedientes é de até 10 meses, a depender do título a ser reconhecido.
COMO FAZER A VALIDAÇÃO DE ESTUDOS NA ESPANHA?
A ¡Viva España! possui expertise na tramitação de homologação, convalidação e equivalência de estudos.
Nós nos encarregamos de:
-
guiar a juntada da documentação;
-
efetuar as respectivas traduções juramentadas;
-
legalizar todos os expedientes;
-
preencher formulários;
-
pagar as taxas devidas;
-
ingressar com o pedido junto ao órgão de educação do Estado;
-
acompanhar o andamento do trâmite;
-
e, por fim, entregar o documento de homologação/convalidação diretamente ao seu e-mail (ou mediante envio físico por DHL).
Todo o procedimento pode ser realizado sem a presença física do interessado em solo espanhol.
Materialize seus sonhos e deixe a burocracia da validação de diploma na Espanha com a gente!