top of page

Quer saber mais sobre vistos para a Espanha? Comece entendendo o que é Espaço Schengen!

Conhecer o conceito de Espaço Schengen é fundamental tanto aos que desejam viver na Europa (ou, mais do que isso, adquirir a nacionalidade espanhola), assim como aos que querem apenas passar férias no Velho Continente e precisam obter algum dos vistos para a Espanha.


Assim, se seu interesse é conseguir cidadania espanhola ou saber os limites do seu visto no país, este artigo vai esclarecer, de uma vez por todas, o que é Espaço Schengen, e qual sua diferença em relação à União Europeia! Confira! 

 

O que é Espaço Schengen? 

 

Espaço Schengen é o nome dado à área que compreende os 27 países-membros que assinaram, em 1985, um acordo para abolir os controles fronteiriços entre eles, no intuito de estimular a circulação de pessoas, mercadorias e capitais.  

 

Qual a diferença entre Espaço Schengen e União Europeia? 

 

Grande parte dos países “Schengen” também pertencem à União Europeia, embora se trate de dois blocos distintos.  

 

Contudo, diferentemente do Espaço Schegen (que se restringe à mobilidade), a União Europeia vai além, contando também com parlamento próprio e políticas comuns de educação, proteção civil, agricultura, política monetária, planejamento sanitário e ambiental, entre outras questões. 

 

Qual a vantagem do Espaço Schengen para os não europeus? 

 

Para quem é procedente de algum país fora dessa área (americanos, asiáticos, africanos, ou mesmo outros europeus, de países não signatários), o benefício é que, uma vez submetido ao controle de passaporte de um dos países do Espaço Schengen, é possível circular por todas as outras 26 nações sem necessidade de se submeter novamente ao controle de imigração. Sim, os vistos para a Espanha permitem esse benefício!

 

Todavia, é essencial ter ciência de que nem todos os países da União Europeia são membros do Espaço Schengen e vice-versa. Se seu plano é viver na Europa ou conseguir a nacionalidade espanhola, é importante conferir abaixo quais são os países que compreendem esse bloco. 


Vistos para a Espanha
Espaço Schengen

Quais são os países do Espaço Schengen? 

 

Graças a esse acordo, um dos embriões da própria União Europeia, as fronteiras entre a maior parte dos países europeus só existem no papel. Atualmente, os países-membros do Espaço Schengen são: 

  

Alemanha 

Áustria 

Bélgica 

Croácia 

Dinamarca 

Eslováquia 

Eslovênia 

Espanha 

Estônia 

Finlândia 

França 

Grécia 

Hungria 

Islândia 

Itália 

Letônia 

Liechtenstein 

Lituânia 

Luxemburgo 

Malta 

Noruega 

Países Baixos 

Polônia 

Portugal 

República Tcheca (Chéquia) 

Suécia 

Suíça 

 

E quais são os países-membros da União Europeia? 

 

A União Europeia representa a evolução mais acabada de todos os acordos anteriores celebrados entre os países europeus, incluindo o da área comum de Schengen. Fundada em 1993, a UE é atualmente composta por: 

 

Alemanha 

Áustria 

Bélgica 

Bulgária 

Croácia 

Chipre 

Dinamarca 

Eslováquia 

Eslovênia 

Espanha 

Estônia 

Finlândia 

França 

Grécia 

Hungria 

Irlanda 

Itália 

Letônia 

Lituânia 

Luxemburgo 

Malta 

Países Baixos 

Polônia 

Portugal 

República Tcheca (Chéquia) 

Romênia 

Suécia 

 

Confundiu? Explicamos quais países estão em uma lista e não estão na outra! 

 

Os blocos parecem compostos pelos mesmos países, não? Pois bem, nesse jogo dos 7 erros há algumas diferenças. Abaixo, segue a lista dos 4 países da União Europeia que não pertencem ao Espaço Schengen: 

 

Bulgária 

Chipre 

Irlanda 

Romênia 

 

Por outro lado, há também a situação oposta. Ou seja, países que não são membros da União Europeia, mas são membros do Espaço Schengen: 

 

Islândia 

Liechtenstein 

Noruega 

Suiça 

 

Bom, agora você já sabe quem faz parte do Espaço Schengen e da UE, quem pertence a um e não ao outro. 

 

Temas como esse são fundamentais para quem deseja viver na Europa, pois impactam diretamente seus futuros direitos civis no continente.  

 

Se você tem pensando em se mudar para o Velho Continente, ou já planeja dar entrada em sua nacionalidade espanhola (e, com isso, adquirir o passaporte da União Europeia), fale conosco.  

 

A ¡Viva Espanha! é autoridade em vistos para Espanha, formulação de estratégias para conseguir a cidadania espanhola, intercâmbio, busca de certidão de nascimento de avós/bisavós e muito mais! Contate-nos e dê o passo decisivo para sua nacionalidade espanhola!   

 

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page